domingo, 25 de outubro de 2009

Escalada Ilegal na Cachoeira do Tabuleiro de 2 escaladores feriado 12/10/09

Foram pegos dois escaladores no feriado 12 de Outubro de 2009, escalando de forma ilegal no Parque Estadual da Serra do Intendente a Cachoeira do Tabuleiro, no distrito de Tabuleiro, município de Conceição do Mato Dentro - MG.

O nome desses dois escaladores que não respeitam nossa comunidade e não querem aguardar o plano de manejo são:

Marcus Vinicius Rufino (Marquinhos)
Gustavo Viana ( Tigrão) 


Tenho certeza que não sabem que "o direito individual não deve prevalecer sobre o coletivo". Insistindo em não respeitar, desrespeitando toda e qualquer lei em qualquer lugar, fazendo com que os ¨bons paguem pelos maus".

Este fato prejudica toda a comunidade de escaladores que tem interesse em escalar em um local proibido, esperando através de negociação com os orgãos compententes sua liberação ou regulamentação,  portanto, para vivermos em uma democracia é necessário respeitar as leis.



Leia abaixo a nota da FEMEMG - Federação



Caros escaladores e montanhistas,





A Associação Mineira de Escalada (AME), em parceria com a Federação de


Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (FEMEMG), está trabalhando em prol do não fechamento de áreas de escalada e montanhismo em nosso estado. Nosso trabalho é atualmente realizado em Unidades de Conservação, junto aos Conselhos


Consultivos e Gestores de Parques, APA´s e Monumentos Naturais.






Porém, lamentavelmente, no último feriado (10 à 12 de Outubro de 2009), dois escaladores foram "pegos" escalando, de forma ilegal no Parque Estadual da Serra do Intendente, no distrito de Tabuleiro, município de Conceição do Mato Dentro - MG. Os mesmos foram autuados por autoridades do parque e pela Polícia Militar, sendo seus equipamentos apreendidos, multados (conforme legislação ambiental), além do Estado entrar com processo jurídico por invasão à Unidade de Conservação.






Estamos realmente preocupados com o ocorrido e de forma alguma apoiamos atitudes de escaladores como as relatadas neste comunicado.






É importante salientar que estamos vivenciado um período "delicado" perante as atividades de escalada e montanhismo dentro de nossas Unidades de Conservação e, portanto, pedimos, mais uma vez, para que NÃO ESCALEM em Unidades de Conservação sem autorização prévia e formal dos órgãos gestores competentes (EX:


MACIÇO DA LAPINHA, MACIÇO DO BAÚ-MG, MACIÇO DA REI DO MATO, CACHOEIRA DE TABULEIRO,


ENTRE OUTRAS ÁREAS).






Cabe salientar que as atitudes incorretas de um ou vários escaladores e montanhistas podem realmente atrapalhar todo o trabalho de abertura regular,organizada e legal de áreas de escalada e montanhismo.






Agradecemos a compreensão de todos.






Associação Mineira de Escalada (AME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário