terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tabuleiro - Serra do Cipó - A Rota dos OVNIS

Outras reportagens sobre a Rotas dos UFOS

A presença quase que diária de OVNIs em seus céus. Isso fez com que a região recebece o título de "Rota dos UFOs". O pequeno vilarejo de Taboleiro é o centro de todas estas observações, sendo o palco dos melhores e mais significativos casos ufológicos da região. O vilarejo, distante 187 Km de Belo Horizonte, é tão pequeno que nem aparece em mapas.

Confira reportagem em 1996 de:
members.fortunecity.com/losgatos/u_serrcipo.html 


Serra do Cipó - A Rota dos OVNIs


A paisagem agreste, castigada pelo sol ardente do cerrado, guarda mais segredos do que podem supor os olhos, e a primeira impressão será sempre enganosa. As rochas pontiagudas, que inspiraram no século XIX o geólogo alemão Ludwig von Eschwege a batizar as montanhas como o nome de Cordilheira do Espinhaço, ainda se espalham por todos os recantos a vegetação rala e seca reforça a sensação desolada das regiões áridas, mas tudo não passa de uma miragem. Por trás desse cenário de aparência inóspita, repousa um dos mais belos santuários ecológicos brasileiros. Ali onde já foi fundo do mar, há 1,7 bilhão de anos, a natureza hoje abriga um jardim muito especial. Com seus campos pedregosos, cortados agora pelas águas mansas de riachos que despencam em cachoeiras cristalinas, como a de Taboleiro com 270 m de queda livre, a segunda maior do Brasil.


A Serra do Cipó, em Minas Gerais, tornou-se um surpreendente laboratório a céu aberto. O filão de pesquisas para cientistas de todo o mundo é quase inesgotável. As inscrições rupestres lá encontradas ainda desafiam os arqueólogos a seguir as pistas da milenar presença humana e zoólogos já catalogaram na serra 131 espécies de aves, 56 de mamíferos e 35 de anfíbios, alguns sem similares em outras partes do planeta.


É na riqueza da flora, no entanto, que ela revela todo o seu encanto. Em meio a suas pedras, o Parque Nacional da Serra do Cipó abriga a maior comunidade vegetal em espécies por metro quadrado do mundo. "Numa área de apenas 150 km quadrados identificamos um número de espécies vegetais equivalente à metade das que existem em toda a Inglaterra", conta a chefe do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo, Nanuza Luíza de Menezes, que desde 1965 faz da região a ante-sala de seu gabinete de trabalho. São mais espécies por metro quadrado do que na Amazônia - cerca de 5.000, boa parte delas endêmicas, ou seja, encontradas só naquela área - e de suas plantas já foram isoladas 150 novas substâncias por químicos brasileiros, algumas enviadas ao EUA para estudos por apresentarem atividades contra câncer e o vírus HIV.


Localizado na porção sul da cordilheira do Espinhaço, uma sólida parede montanhosa que se prolonga até a divisa entre a Bahia e o Piauí, o Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984 e engloba boa parte desse tesouro em sua área de 33 800 hectares, ou 338 km quadrados.


Entre os Limites do município mineiro de Santana do Riacho, onde se encontra boa parte do território do parque nacional, o sítio arqueológico de Lapa Sucupira, uma enorme cavidade esculpida nas rochas nos últimos 20.000 anos pelas enxuradas, está oficialmente fora de proteção. Nas suas paredes, os desenhos estampados através de milênios registram imagens que vão de veados a peixes cercados por figuras antropomorfas, datados entre 8.000 e 7.000 anos atrás.



A Serra do Cipó, distante 110 km de Belo Horizonte, encerra também um dos maiores enigmas da humanidade. A presença quase que diária de OVNIs em seus céus. Isso fez com que a região recebece o título de "Rota dos UFOs". O pequeno vilarejo de Taboleiro é o centro de todas estas observações, sendo o palco dos melhores e mais significativos casos ufológicos da região. O vilarejo, distante 187 Km de Belo Horizonte, é tão pequeno que nem aparece em mapas. A região de Taboleiro é rica em todos os sentidos, tanto na fauna e flora como na tradição folclórica. O povoado conserva vivo um folclore regional habitado por "menina-que-come-língua-de-boi", "tatu-que-fala", "mãe-do-ouro" e "lagartos-de-ouro".


Veja agora dois casos interessantes que ocorreram na região da Serra do Cipó



O caso "Joaquim Elói"



Um dos casos mais marcantes da ufologia nacional ocorreu na propriedade do Sr. Joaquim Elói. Hoje, com quase 79 anos, o Sr. Elói revela como foi o contato que mudou a sua vida e tornou o pequeno vilarejo conhecido em todo o mundo.



Eram aproximadamente 5 horas da manhã quando o Sr. Joaquim Elói notou que algo estranho estava acontecendo. Ao se levantar, ele notou que havia um brilho intenso lá fora no seu quintal. Meio receoso abriu a janela e se deparou com uma luz muito forte, tendo que usar o braço direito para tapar e proteger os olhos. Segundo ele, podia-se ouvir vozes estranhas provinientes da luz, como se fosse uma língua "estrangeira". Depois de permanecer por alguns minutos naquele local, a luz alçou vôo e se dirigiu ao pequeno povoado.



Neste instante, o Sr. Santos Paulo da Silva, de 25 anos, e sua esposa Geralda, saíam para o trabalho quando viram o objeto luminoso surgir de repente. O OVNI teria arrebentado o fio de alta tensão que corta a única rua que dá acesso à igreja. Apavorados, os dois pularam atrás de uma moita de capim e puderam notar estranhas marcas no fundo do OVNI. Algo parecido com "números", segundo eles. Dalí, o OVNI contornou a Serra e sumiu. Os técnicos da CEMIG - responsável pelo abastecimento de energia de Minas Gerais, visitou o local e alegou que o fio de alta tensão teria sido arrebentado por um morcego. Alegação totalmente absurda, pois o cabo é extremamente grosso, sendo impossível a ruptura por um animal tão pequeno. Já o Sr. Joaquim Elói sofreu danos piores. O braço utilizado para proteger os olhos da intensa luz ficou totalmente dormente por mais de 5 meses. E a visão começou a ficar fraca. Hoje, o Sr. Joaquim Elói é totalmente cego. Não existe realmente provas de que a cegueira foi causada pela luz do OVNI, mas também não podemos descartar tal hipótese.



O caso de Joaquim Elói atrai até hoje a atenção de pesquisadores do mundo todo. Nesta entrevista com Joaquim, ele disse que recentemente teria ido até Taboleiro uma pesquisadora de São Paulo com um estrangeiro. Isso mostra que a atenção dos pesquisadores em relação ao local ainda é grande.


O caso "Luiz do Motta"

No início de 1996, duas semanas antes do Caso Varginha, o Sr. Luiz do Motta voltava para casa, que fica na segunda ponte afastada quase 1 km de povoado. Já era noite, por volta das 21 horas, quando ele, com uma lanterna em punho, notou a presença de uma luz percorrendo a estrada de terra em sua direção. Pensando em se tratar do velho fusca do compadre, que só possui um farol, Luiz encostou-se na cerca e esperou a passagem do veículo. Mas para seu espanto, a luz foi ganhando uma intensidade assustadora. Apavorado, sua reação foi jogar a lanterna no mato, pensando que a luz estava sendo atraída pelo foco da mesma. Só que a luz não foi embora.



Quase em pânico, o senhor Luiz pulou o arame farpado e se escondeu numa moita de taquara, bem próximo à sua casa. O OVNI que, segundo ele, era de um brilho intenso, emitia um som parecido com uma "serra elétrica". O formato não pôde ser definido com clareza, mas pelo contorno do brilho, era semelhante a algo ovalado. Este OVNI ficou pairando por cima de Luiz por mais de 15 minutos.



Ele começou a gritar pedindo auxílio, pois não queria ter o mesmo fim trágico de Ciro, um morador hoje falecido que havia sido abduzido por uma estranha nave. Ciro só reapareceu no outro dia, desacordado próximo a um riacho.



Nestas alturas, o OVNI começou a dar sinal que estava indo embora. Luiz, percebendo a oportunidade, correu como um louco até a sua casa. De lá, pôde observar o OVNI contornar a Serra da Cachoeira. Depois disso a vida de Luiz do Motta nunca mais foi a mesma. Ele, assim como centenas de pessoas em Taboleiro, sentiram na pele a sensação de estarem frente-a-frente com o desconhecido.

2 comentários:

  1. Tivemos contato com ovnis na serra do cipó esses dias e gostaríamos de relatar. Inclusive conseguimos filmar uma pequena aparição do mesmo. Gentileza entrar em contato com lfmoraesbarreto297@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tivemos contato com ovnis na serra do cipó esses dias e gostaríamos de relatar. Inclusive conseguimos filmar uma pequena aparição do mesmo. Gentileza entrar em contato com lfmoraesbarreto297@hotmail.com

    ResponderExcluir